Enciar currículo
Somente DEUS abrange Tudo!!! Somente DEUS É O SENHOR!
EMAIL:
SENHA:
Cadastre-se
.
Seja bem vindo! Hoje é 18 de Outubro de 2017.

Notícias


ANIVERSÁRIO DE ARACAJU - 159 ANOS


ARACAJU – Uma Cidade que já nasceu capital.


Como cidade projetada, Aracaju nasceu em 1855 por necessidades econômicas. Uma assembléia elevou o povoado de Santo Antônio do Aracaju à categoria de cidade e a transformou em capital, em lugar de São Cristóvão, antiga sede da Província de Sergipe Del Rey. A transferência se deu por iniciativa do presidente da Província, Inácio Barbosa, e do barão do Maruim Provincial. A pequena São Cristóvão não mais oferecia condições para ser sede administrativa e a pressão econômica do Vale do Cotinguiba - maior região produtora de açúcar - exigia a mudança. Era preciso urgentemente a criação de um porto que garantisse a escoação da produção.

 

 Somente em 1865, a capital se firmou. Era o término de uma década de lutas contra uma série de adversidades políticas, sociais e estruturais. A partir dessa data, ocorre um novo ciclo de desenvolvimento, que dura até os primeiros e agitados anos após a proclamação da República. Em 1884, surge a primeira fábrica de tecidos, marcando o início do desenvolvimento industrial. Em junho de 1886, Aracaju tinha uma população de 1.484 habitantes e já havia a imprensa oficial, além de algumas linhas de barco para o interior.

 

Em 1900, inicia-se a pavimentação com pedras regulares e são executadas obras de embelezamento e saneamento. As principais capitais do país sofriam reformas para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes. Aracaju – que já nasceu na vanguarda – acompanhava o movimento nacional e, em 1908, é inaugurado o serviço de água encanada, um luxo para a época. Em 1914 é a vez dos esgotos sanitários e no mesmo ano chega a estrada de ferro.

 

 Um tabuleiro de xadrez

 

 Aracaju foi uma das primeiras capitais brasileiras a ser projetada. O projeto desafiou a capacidade da engenharia da época, face à sua localização numa área onde predominavam pântanos e charcos. O desenho urbano da cidade foi elaborado por uma comissão de engenheiros, tendo como responsável Sebastião Basílio Pirro.

 

 Alguns estudos a respeito de Aracaju propagaram a idéia de que o plano da cidade havia sido concebido a partir de modelos de vanguarda em grandes centros urbanos da época – Washington (EUA), Camberra (Austrália), Chicago (EUA), Buenos Aires (Argentina), etc.

 

Centro do poder político-administrativo, a Praça do Palácio (atual Praça Fausto Cardoso), foi o ponto de partida para o crescimento da cidade, pois todas as ruas foram ordenadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para terminar no Rio Sergipe.

 

Até então, as cidades existentes antes do século XVII adaptavam-se às respectivas condições topográficas naturais, estabelecendo uma irregularidade no panorama urbano. O engenheiro Pirro contrapôs essa irregularidade e Aracaju foi, no Brasil, um dos primeiros exemplos de tal tendência geométrica.

 

Capitania de Sergipe

 

 Logo após o descobrimento do Brasil, em 1500, algumas áreas da nova colônia de Portugal encontravam-se em estado de guerra devido às divergências culturais entre índios, negros escravos e os invasores de outros países da Europa. A necessidade de conquistar a faixa territorial que hoje compreende o Estado de Sergipe e acabar com as brigas entre índios, franceses e negros, que não aceitavam o domínio português, era de extrema urgência para o trono.

 

O local onde hoje se encontra o município de Aracaju era a residência oficial do temível e cruel cacique Serigy, que, segundo Clodomir Silva no "Álbum de Sergipe", de 1922, dominava desde as margens do rio Sergipe até as margens do rio Vaza-Barris. Em 1590, Cristóvão de Barros atacou as tribos do cacique Serigy e de seu irmão Siriri, matando e derrotando os índios. Assim, no dia 1 de janeiro de 1590, Cristóvão Barros fundou a cidade de São Cristóvão (mais tarde capital da província) junto à foz do Rio Sergipe e definiu a Capitania de Sergipe.

 

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju), realizará diversos shows com artistas do Estado.

 

Confira a programação completa

 

 Show da Fé

 

Além dos shows promovidos pela SEC/Funcaju, a secretaria está apoiando o Show da Fé, que acontece nesta sexta, 14 e sábado, 15, no Mercado Central de Aracaju, numa realização da Apaese. Hoje, a partir das 18h, se apresentarão o missionário R.R.Soares e os cantores Sandro Nazireu, Fernandes Lima e Vander Damasceno. Já no sábado, também a partir das 18h, os shows ficarão por conta do cantor e compositor Anderson Freire, Daniel Diau e amigos, além de cantores sergipanos.

 

Sábado (15/03)

 

Diversos shows com artistas do Estado na Passarela do Caranguejo. Na noite de sábado, a partir das 18h, acontece o Projeto Reviver, na Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia. No palco da festa vão se apresentar João Moura, os grupos Memory e Água Viva, e Patrick Dimon.

 

Domingo (16/03)

 

No domingo, o cenário será a Colina do Santo Antônio. O bairro onde a cidade nasceu será o cenário dos shows de domingo, 16. Do alto da Colina do Santo Antônio, a partir das 19h30, serão entoados os acordes de Quinteto em Choro, Balaio de Fulô, Nino Karvan e Luiz Fontinelli.

 

Segunda-feira (17/03)

 

Data de aniversário da cidade, as apresentações musicais acontecerão no conjunto Inácio Barbosa, onde acontece o passeio Aracaju de Tototó. Na data em que Aracaju completa 159 anos os shows começam mais cedo. As apresentações ocorrerão no conjunto Inácio Barbosa, onde há 11 anos acontece a saída e chegada do passeio Aracaju de Tototó. Por lá, a partir das 15h, a animação ficará por conta de Robertinho dos Oito Baixos, Três Moleques e Sergival.

 

Fonte: http://www.aracaju.se.gov.br/154anos/index.php?act=fixa&materia=historia




De 17/03/2014




Outras notícias


Inscrições para cursos de teatro
[03/06/2016]
Sesc abre inscrições para cursos de teatro


Curso de Bombeiro Civil
[03/06/2016]
Centro Profissionalizante abre inscrições para curso de Bombeiro Civil


BNB financia novo shopping de Aracaju
[02/06/2016]
Banco injetará cerca de R$ 75 milhões em empreendimento


Evento de Assinatura do Contrato de Gás para UTE Porto de Sergipe
[02/06/2016]
Evento de Assinatura do Contrato de Gás para UTE Porto de Sergipe


PROJETO JOVEM APRENDIZ
[02/07/2015]
Para Estudantes Universitários uma excelente notícia!!


RODADA DE NEGÓCIOS MULTISSETORIAL COMPRE DO PEQUENO - SEBRAE
[23/10/2014]
O evento acontece no dia 23 de setembro de 2015








Abrangente Consultoria em Recursos Humanos
Todos os Direitos reservados

Site: www.portalabrangente.com.br
E-mail: abrangente@portalabrangente.com.br
Telefone Escritório: (79) 3214-9717

Aracaju - Sergipe - BRASIL
Magikal Design