Enciar currículo
Somente DEUS abrange Tudo!!! Somente DEUS É O SENHOR!
EMAIL:
SENHA:
Cadastre-se
.
Seja bem vindo! Hoje é 18 de Outubro de 2017.

Artigos


Treinamento é investimento


Treinamento: um investimento para dar retorno futuro


Quando falamos em treinamento, muitas vezes vem à nossa cabeça a palavrinha despesa. Porém, é preciso ter em mente que há uma diferença gritante entre despesa e investimento, principalmente quando falamos em treinamento que nos remete a pensar em um retorno futuro, e é exatamente isso que um treinamento trás.

 

Existem vários formatos de treinamento e conversando com algumas pessoas, entre elas gestores e empresários, muitos me questionam que já pagaram treinamento para os funcionários e estes não deram resultado algum. Então, pedi a eles que me explicassem um pouco mais sobre isso, e ouvi o seguinte de um deles: "Eu percebi a minha equipe desmotivada, e isso me irritava, pois eu faço tudo por eles, mas parece que nada está bom. Então, só me restava recorrer a uma palestra de motivação e contratei. Porém não demorou dois dias e tudo retornou ao que era: desmotivação e reclamação".

 

Após ouvir atentamente, eu perguntei a eles:
"Vocês participaram do treinamento?".
A maioria deles disse que não, justificando que não queria constranger a equipe. Então, eu fiz outra pergunta:
"Vocês estavam cientes do que foi abordado no treinamento?".

 

Nenhum sabia me responder e eu disse a eles:
"O que vocês esperavam deste treinamento?".
A resposta foi unânime: "Mudança!".
Então, eu perguntei:
"E vocês? O que fizeram para mudar, já que a mudança tem que ser geral para ser eficaz?". Pairou um silêncio. Em seguida comecei a conversar com eles, explicando como tornar um treinamento eficaz.

 

Esta pode ser a pergunta de muitos leitores, o que se deve saber para investir em treinamento sem ter a preocupação de estar jogando dinheiro no ralo? Pois bem, vamos primeiro entender os formatos que temos: palestras, seminários, workshops, congressos, cursos, enfim, todos são eficazes, porém dependendo da situação, a mudança acontece em doses homeopáticas.

 

Quando passamos por um treinamento, a nossa mente absorve o que está sendo transmitido, porém ainda temos resistência em colocar em prática, e quando queremos e as pessoas ao nosso redor, principalmente a liderança não apresenta sinais de mudança e abertura, então se torna ainda mais difícil. Temos que persistir, buscar fazer reuniões semanais, envolvendo toda a equipe e não aquela reunião que apontamos o dedo e falamos o erro e ainda pior, de quem é a culpa na frente de toda a equipe.

 

Procure fazer deste momento uma conversa agradável pela manhã, evite o final de expediente, a equipe já estará desgastada das atividades do dia e certamente não será proveitoso. Com esse bate-papo, o gestor consegue ir alinhando toda a equipe para o mesmo objetivo dentro da empresa, e consequentemente, as mudanças vão acontecendo.

 

É preciso ter paciência, pois isso também é um treinamento. Vou dar uma dica superinteressante para essas reuniões: abra espaço para novas ideias e decidam juntos o que é possível colocar em prática. Você certamente perceberá que muitas delas não aconteceram antes na prática por falta desta abertura ou de planejamento. Esta abertura é muito importante, pois dela pode sair a ideia da virada.

 

Neste ponto trabalhamos um fator importantíssimo para o desenvolvimento pessoal: o questionamento do "por quê?", e fazer desta uma pauta de discussão onde todos irão refletir juntos sobre como conseguir colocar as metas em prática. Podem existir ideias que demorem meses para conseguirem serem praticadas, por isso é interessante ter o registro das conquistas e das pendências, montar uma planilha para mapear e comemorar sempre que conseguirem colocar em prática. Com isso, a equipe vai adquirindo uma nova visão sobre como encarar a mudança.

 

Para potencializar a mudança, periodicamente, contrate um profissional ou leve sua equipe para treinamento. Aí sim, as mentes dos seus talentos estarão mais abertas a estas mudanças, e neste treinamento, todos precisam estar presentes, uma vez que na próxima reunião com a equipe serão colocadas em prática as novas ideias extraídas deste treinamento onde se iniciará posteriormente um ciclo, e assim sucessivamente.

 

Viu como não é tão difícil fazer do treinamento um investimento para dar retorno futuro? Agora, muitos podem estar falando, mas porque comigo nunca deu certo? Eu respondo o seguinte, o segredo para se obter resultado em treinamento é disciplina, persistência, trabalho em equipe, não utilizar a política do medo, (onde o funcionário é colocado à prova a todo o momento e escuta que se não der resultados, será demitido) e é preciso entender que em toda inovação ou mudança, eles estão sujeitos a erros.

 

Um dos maiores inventores Thomas Alva Edison, para desenvolver muitos dos seus dispositivos, teve que ter persistência, tentou muitas vezes. Sendo assim, precisamos entender que para se colocar em prática uma nova ideia, uma nova forma de trabalhar, é preciso ter paciência, disciplina e tolerância, caso contrário a equipe se fecha e as novas ideias não são ditas por medo. E isso é muito ruim, pois podemos estar escondendo grandes sugestões e grandes talentos na nossa equipe pelo simples fato de não darmos abertura.

 

Sendo assim, comece hoje a mudança, envolva a equipe, envolva-se nas mudanças que o resultado reflete pontos positivos para todos os todos. Disponha de tempo e dinheiro para participar de seminários, palestras, cursos ou comprar um livro, pois isso não é e nunca será despesa, e sim um investimento em prol de algo que ninguém poderá tirar de você, que é o conhecimento. Invista em você e se você for gestor ou empresário, invista na sua equipe, porque certamente estará plantando com isso ótimos resultados futuros. Comece já e, mais uma vez, treinamento não é despesa, é sim um investimento que vale ouro!

 

(Por: Fábio Kubica)




De 26/06/2012




Outros artigos


O tempo não tem culpa
[21/10/2014]
Por Cersi Machado


O DNA dos vencedores
[09/10/2014]
Por Kamilla Matos


O bom comportamento como diferencial no trabalho
[19/09/2014]
(José Roberto Marques)


Socorro, não tenho sucesso!
[10/09/2014]
(Por Neusa Miguel)


Como gerenciar emoções no ambiente de trabalho
[03/09/2014]
(Por Tatiane Tedesco)


Fofoca no mundo corporativo: como se livrar delas?
[21/08/2014]
(Por Marisol Camarinha)








Abrangente Consultoria em Recursos Humanos
Todos os Direitos reservados

Site: www.portalabrangente.com.br
E-mail: abrangente@portalabrangente.com.br
Telefone Escritório: (79) 3214-9717

Aracaju - Sergipe - BRASIL
Magikal Design