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Influência e Estratégia Resultam em Liderança Eficaz


Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem com entusiasmo na realização de objetivos identificados como sendo para o bem de todos.


Você está com dificuldades para delegar, está perdendo o controle, o respeito, o poder e o comando de sua equipe, não consegue que eles atinjam os resultados esperados por você e por sua Diretoria? O seu problema se agrava ao verificar que outros líderes na Organização parecem não ter os mesmos problemas, pois conseguem obter o melhor de suas equipes? Seus comandados simplesmente conduzem-se por sua influência e carisma?

Você está com problemas para delegar... Vale parar e refletir... O problema está neles ou em você?

Dizem que a equipe é o reflexo do seu líder. Se você é daqueles líderes centralizadores que partem do princípio de que o “pulo do gato” não deve ser ensinado, que o pensamento correto “brota apenas do seu intelecto” e todos ao seu redor são incompetentes, é melhor abrir os olhos, pois este tipo de liderança há muito está sendo riscado das Organizações.

Líder não é chefe. Chefe não é Líder. Já se bradou muito isso aos quatro cantos, você já deveria saber. Mas, se ainda resisti em abrir mão da autoridade impositiva e radical, vai aí um alerta: Para ser um verdadeiro líder e se manter como tal, sua equipe precisa ser convencida por seus argumentos, influenciada por seu comportamento e cativada pelo seu poder carismático. Verdadeiros líderes delegam, os chefes ordenam; Os líderes acreditam, os chefes vivem perdendo tempo vigiando seus subordinados; Os líderes apóiam, os chefes não o fazem para não despertarem nos subordinados autoconfiança o que acreditam ser desnecessário e perigoso; Os líderes dividem responsabilidades e cobram resultados, os chefes não o fazem para não perderem o controle. Enfim o líder centralizador nada mais é do que um profissional inseguro e conhecedor de seus pontos falhos.

Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem com entusiasmo na realização de objetivos identificados como sendo para o bem de todos. Influência é uma autoridade moral que uma pessoa exerce sobre outra. Algumas pessoas já nascem com esse talento de liderar outras podem adquiri-lo, pois liderança também é uma capacidade do ser humano, adquirida através de estudos, práticas repetitivas e busca de melhora contínua em determinada atividade. Assim a habilidade de influenciar a outros, é uma habilidade que pode também ser aprendida e desenvolvida, basta que se tenha o desejo e que se pratiquem ações adequadas. Reflita sobre o assunto e tente alterar e corrigir algumas de suas condutas ao liderar sua equipe.

Algumas práticas que podem ser exercitadas e assimiladas pelos líderes podem estar em:

Comunicar-se de forma clara é imprescindível. Explique tudo sobre as atividades que deverão ser realizadas para que sejam evitados os erros.

Saber ouvir também é uma virtude e uma das habilidades consideradas mais importante para quem lidera, assim você estará proporcionando aos seus liderados uma visão ampla do todo, será mais fácil para eles, identificar os riscos e buscar as soluções.

Não se prenda a determinadas tarefas, distribua todas, mesmo àquelas que você acredita que somente você pode fazer bem.

Lembre-se seu papel é coordenar a equipe e delegar tarefas, e você precisa ter tempo para isso.

Não demonstre insegurança na capacidade dos profissionais que você mesmo selecionou para sua equipe e nem fique o tempo todo interrompendo a realização das tarefas, com perguntas acerca dos métodos a serem utilizados para desenvolvê-las.

Dê conselhos, permita que sua equipe crie, inove, vença desafios, mas não interfira no processo. O importante é a tarefa realizada de forma eficaz. Os prazos são importantes estabeleça-os, mas não seja radical, leve em consideração que cada pessoa tem sua velocidade e mesmo esforçando-se poderão não conseguir alcançar os prazos estipulados.

Evite retirar a tarefa de uma pessoa e delegá-la à outra antes da sua conclusão, ou entregar uma mesma tarefa a duas pessoas, assim não haverá choques e conflitos.

Lembre-se ser verdadeiramente um líder é dirigir uma equipe com sua participação espontânea, e para que isso aconteça é necessário que haja por parte do líder atitudes como transparência, paciência, respeito, bons exemplos, e comprometimento.

Tenha a certeza se você não se impuser uma postura assim, perderá o controle e a liderança e ainda, abrirá oportunidade para um concorrente que assim o faça.



 

 

By Célia Souza –

Consultora da Abrangente Consultoria em Recursos Humanos

 




De 21/09/2011




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