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Enxergando soluções!


Onde eu enxergo o problema... Meu colega enxerga soluções.


É impressionante a capacidade que algumas pessoas têm de não se abater com as intempéries da vida. Por vezes são tachadas de insensíveis, mas por traz da aparente tranquilidade existe um comportamento planejado e seguro. São pessoas que administram seus sentimentos porque enxergam que o melhor resultado para dar uma grande virada nas situações mais críticas é analisar cuidadosamente a situação, buscando as melhores saídas.

 

Profissionais assim vêem sempre soluções onde todo mundo só enxerga problema. Essas situações proporcionam um amadurecimento tanto para o envolvido, quanto para as pessoas que acompanham o desenrolar de forma indireta. São momentos de dificuldade como estes que apresentam uma excelente oportunidade de ser o modelo na empresa ou para sua equipe.

 

Quantos casos temos conhecimento de pessoas que em períodos de crise, como com dificuldades na vida pessoal, enfrentando riscos de demissão, instabilidades financeiras, fazem brotar de sua força interior, oportunidades de crescimento e/ou vitória, inacreditáveis.
Dar a volta por cima e recriar situações, pode não ser tão impossível assim, quanto como imaginamos que é... Em analisar friamente e detalhadamente os problemas, evitando deixar aflorar as emoções, pode-se perceber que o tamanho do problema é bem menor que o que enxergamos.

 

Temos uma tendência pessimista em achar que as situações de crise que atravessamos, são as piores do mundo. É aí onde reside o segredo do vencedor. Ele, a partir de um auto controle emocional, reflexão e análise meticulosa, descobre que o tamanho do problema não é tão grande assim, e consegue identificar as melhores soluções para enfrentá-lo. Os mais fortes não param para chorar, continuam caminhando e lutam.  


No caso de líderes, um comportamento assim impõe um forte impacto na equipe porque evidencia a sua força de liderança, a sua determinação e persistência. O líder nato entende isso, o seu dever de estar à frente e tomar para si a responsabilidade em lidar com os conflitos. Além de imprimir um exemplo de segurança, credibilidade aumenta ainda mais para si, o carisma e respeito da equipe.
Trabalhando suas emoções da melhor forma possível e mantendo uma postura segura você manterá o seu cargo, a confiança e o respeito dos que estão ao seu redor.

 

 

 

By Célia Souza –

Consultora da Abrangente Consultoria em Recursos Humanos



 




De 23/07/2011




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