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Entrei agora na empresa, como devo agir?


"O mais importante é construir uma relação de trabalho"


Vivemos numa transição onde as empresas estão cada vez mais contratando pessoas ou gestores que são profissionais formados para administrar a empresa com competência na contratação, na capacitação e na Gestão de Pessoas.

 

Com isso, algumas empresas já estão preparadas para receber os novatos ou os novos colaboradores, dando-lhes orientação e respaldo para que eles possam se integrar, adaptar e produzir mais rapidamente na empresa.

 

Mas e quando a empresa não está preparada para isso? Como devo agir?

 

A adaptação ao novo emprego, muitas vezes, pode fazer com que o profissional não consiga corresponder às expectativas da empresa e dele próprio e, com isso, a organização pode perder um grande talento ou o empregado, além de perder seu emprego, uma grande oportunidade.

 

Iniciar uma relação diária com pessoas ainda desconhecidas é algo que parece fácil, mas na realidade pode ser desastrosa, pois não podemos escolher as pessoas que a empresa vai contratar. Esta é uma atribuição que a empresa tem e seu maior objetivo é reunir ou formar um grupo ou equipe de pessoas colaboradoras que produzam o que a empresa planejou.

 

Por isso, ser talentoso não quer dizer ser "simpático" ou ser uma pessoa de "fácil convivência" e, portanto, uma equipe de trabalho pode ter pessoas com personalidades diferentes, sendo muito importante para a empresa saber lidar com esta situação.

 

Mas, muitas vezes, a oportunidade de trabalhar esta relação dentro da empresa de forma a fazer com que esta equipe de trabalho seja harmoniosa e produza aquilo que a organização almeja, levará o profissional a se transformar em um futuro líder. Não é o empregado ou o colaborador que escolhe com quem vai trabalhar!

 

Por isso, ao entrar em uma empresa fique atento a tudo que está acontecendo, procure primeiro conhecer as pessoas que trabalham na sua sala, depois no seu departamento, e em seguida nos demais locais. O mais importante é construir uma relação de trabalho, comece pelas pessoas mais próximas, apresente-se, fale da sua carreira, dos seus conhecimentos e das suas habilidades.

 

Se disponha a fazer as atividades que já está acostumado inicialmente para agilizar as tarefas diárias e procure aprender as novas tarefas. Faça anotações do ‘passo a passo' destas novas tarefas, pois isso irá ajudá-lo a memorizar mais rápido e será um lembrete para que não erre ao fazer uma determinada tarefa.

 

Procure entender como são todas as atividades da empresa, mesmo aquelas que não são do seu setor ou departamento. Isso é importante para despertar mais interesse em novos conhecimentos. Ao chegar pela manhã e ao sair para o almoço ou ao final da jornada de trabalho, tenha o hábito de cumprimentar as pessoas por onde transitar na empresa. Isso é um hábito saudável e que faz bem para todos.

 

Não tente entrar em assuntos que não tenha domínio ou certeza do que vai falar, procure ouvir mais, inteirar-se mais sobre o assunto e peça permissão para falar e fazer sugestões, se for o caso.

 

Para a empresa é importante que o colaborador seja criativo, tenha entusiasmo, atitude, tome iniciativa, mas tome cuidado para não sair fazendo coisas que não tenha certeza que o resultado seja o esperado. Quando quiser mudar algo na empresa, estude primeiro o porquê é feito desta outra forma, tenha certeza que sua sugestão vai melhorar para depois sugerir ou criar algo novo para a organização.

 

Com isso, em pouco tempo irá adquirir a confiança dos companheiros de profissão, e estará totalmente engajado na empresa.

 

Boa Sorte!

 

(Por: Gilberto Carlos Olgado)




De 21/03/2013




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