Enciar currículo
Somente DEUS abrange Tudo!!! Somente DEUS É O SENHOR!
EMAIL:
SENHA:
Cadastre-se
.
Seja bem vindo! Hoje é 16 de Outubro de 2017.

Artigos


Coloque o time de sua empresa em campo


(Por Alexandre Nakandakari)


Futebol, Copa do Mundo e mundo corporativo. Que tal vermos o lado positivo desse caldeirão fervente que agita este país? Você já deve ter lido vários textos sobre a relação entre esporte e trabalho, mas trarei uma perspectiva diferente.

 

Pontapé inicial: sempre temos de começar o jogo avançando em direção à meta, ou seja, ao gol. Quantas vezes você, seu departamento ou sua empresa viram-se paralisados ou recuando ao invés de dar um passo adiante, nem que seja um avanço mínimo em direção ao que querem?

 

Olhar o futuro e esquecer o hoje: aquela história que time campeão não escolhe adversário é a mais pura verdade. Você não pode jogar uma semifinal pensando na final! Mantenha em mente o seu sonho de ser campeão. Mas atenção, o momento presente é o que o tornará real. Imagine o seu dia a dia: quantas vezes você trabalha em algo pensando no final da tarefa ao invés de estar atento aos detalhes do passo a passo?

 

Morrinho artilheiro ou zagueiro: Sun Tzu já dizia em seu manual da guerra que você deve conhecer onde será travada a batalha. Tudo bem, os times sempre fazem um reconhecimento do gramado e os campos dos grandes estádios são um tapete, mas nem todos estão nesse nível. A questão é: na hora H, do chute ou da defesa, entender como está seu emocional para se manter atento às dificuldades inerentes do campo. Jogar futebol de areia pode ser um grande aprendizado...

 

Capitão técnico e emocional: nós adoramos os líderes. No esporte, na política, no trabalho. Eles são realmente muito importantes, mas fazem parte de um conjunto. Na psicologia do esporte temos o líder técnico, aquele que é o representante do técnico dentro de campo, quem orienta taticamente a equipe, repassa as instruções, tem uma boa leitura de jogo; e há o líder emocional, aquele que está conectado com seus companheiros de equipe, apoia quem passa por uma situação difícil, motiva, incendeia ou apazigua, é quem identifica o adversário instável emocionalmente para a disputa. Você tem esses líderes em seu trabalho?

 

Consistência entre áreas: uma boa equipe é aquela que possui equilíbrio entre defesa, meio de campo e ataque. Consegue defender e atacar com consistência, possui harmonia na transição entre as áreas do campo, a bola rola (flui) até chegar à meta. Produção, vendas, financeiro, pós-vendas, entre outras áreas da empresa... Será que elas funcionam como uma equipe campeã?

 

Estado de presença: quando estamos presentes no aqui e agora entramos na condição de atenção plena. A grande referência deste estado é Ayrton Senna e seu desempenho que impressiona qualquer um. Quando entramos nesse estado de presença, pouco importa a pressão da torcida, a "catimba" do adversário ou qualquer que seja a interferência. Percebo esse estado principalmente nos jogadores de defesa, sua capacidade de antecipar a jogada e o movimento do adversário. E o seu estado de presença para antecipar as curvas da pista e movimentos dos adversários, como está?




De 11/06/2014




Outros artigos


O tempo não tem culpa
[21/10/2014]
Por Cersi Machado


O DNA dos vencedores
[09/10/2014]
Por Kamilla Matos


O bom comportamento como diferencial no trabalho
[19/09/2014]
(José Roberto Marques)


Socorro, não tenho sucesso!
[10/09/2014]
(Por Neusa Miguel)


Como gerenciar emoções no ambiente de trabalho
[03/09/2014]
(Por Tatiane Tedesco)


Fofoca no mundo corporativo: como se livrar delas?
[21/08/2014]
(Por Marisol Camarinha)








Abrangente Consultoria em Recursos Humanos
Todos os Direitos reservados

Site: www.portalabrangente.com.br
E-mail: abrangente@portalabrangente.com.br
Telefone Escritório: (79) 3214-9717

Aracaju - Sergipe - BRASIL
Magikal Design