Enciar currículo
Somente DEUS abrange Tudo!!! Somente DEUS É O SENHOR!
EMAIL:
SENHA:
Cadastre-se
.
Seja bem vindo! Hoje é 18 de Dezembro de 2017.

Artigos


10 dicas para produzir bem, diante de situações inesperadas


(Por Patrícia Bispo)


"Tem dias que a gente se sente
Como quem partiu ou morreu
A gente estancou de repente
Ou foi o mundo então que cresceu
A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega o destino pra lá..."

 


Esse pequeno trecho da música do cantor e compositor Chico Buarque, retrata muito bem que em muitas vezes não temos o controle da situação e que o inesperado é que rege o momento. Cabe a nós, então, nos adaptarmos ao momento vivenciado. Isso acontece constantemente nas organizações, quando o dia parece que seguirá a rotina de sempre até que uma situação nos pega de surpresa e precisamos resolvê-la o mais breve possível. Mas, o que fazer diante do imprevisto? As empresas esperam que os profissionais tomem atitudes que, no mínimo, as façam ganhar tempo para encontrar uma solução definitiva para o problema. Deixar a "roda girar" de forma aleatória só irá complicar a situação. Vamos a algumas dicas que podem ajudar no momento de lidar com o inesperado.

 

1 - Manter o controle das emoções nesse momento é o primeiro passo para lidar com o inesperado. Entrar em pânico só irá complicar a situação e fazer você perder tempo, enquanto poderia estar usando seus minutos preciosos na busca por uma solução. Por isso, respire fundo e tome um copo d'água.

 

2 - Faça uma leitura da situação, ou seja, os pós e os contras que estão diante dos seus olhos. Quanto tempo você tem para solucionar a questão, por exemplo? Se puder, vá até o seu superior imediato e avalie com ele a possibilidade de um segundo prazo para apresentar uma alternativa para a resolver o problema em questão. Seja realista e tente demonstrar que metas só podem ser tangíveis, se houver um tempo viável.

 

3 - De volta ao seu posto de trabalho, faça uma análise do recurso que tem ao seu dispor para solucionar a "batata quente" que chegou às suas mãos. Você já passou por uma situação semelhante e que possa espelhar-se para encontrar uma solução? O que está esperando para acessar esse material? Utilize-o.

 

4 - Um colega próximo a você passou por situação semelhante? Não pense duas vezes e interfone para ele. Diga que precisa falar com ele e pedir uma orientação. Trocar ideias com pessoas que vivenciaram fatos similares ao seu pode lhe tranquilizar e ao mesmo tempo mostrar-lhe um caminho a seguir para encontrar uma solução mais rápida para o problema. Não seja orgulhoso nesse momento! Pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim de amadurecimento profissional e demonstração de que sabe trabalhar em equipe.

 

5 - Deixe à mesa apenas o que for necessário para que não se distraia com fatores que tiram seu foco. Se puder deixar o celular no silencioso ou, então, evitar conversas paralelas que não irão acrescentar algo ao seu trabalho, evite-as. Mas, seja cordial e explique aos colegas que naquele momento você está com prioridades que requerem sua total atenção e que depois, quando tudo se acalmar, você dará a devida atenção a eles.

 

6 - Não confie apenas na tecnologia. Como se trata de um trabalho relevante e emergencial, sempre faça um back-up do que está sendo produzido. Diz o ditado popular: "O seguro morreu de velho e o desconfiado ainda vive". Por isso, tenha sempre uma cópia de tudo o que está sendo feito, apenas por uma medida de segurança.

 

7 - Sabe aquele bloquinho e caneta que nem sempre você dá tanta importância? Pois bem, deixe-os sempre ao seu lado em momentos de tensão. É comum que enquanto você redige algo, sua mente faça você se lembrar de algum ponto relevante para seu trabalho e se "aquela lâmpada piscar", anote rapidamente o que passou pela sua mente, para que depois não seja esquecido. Essas pequenas anotações podem se tornar somatórios relevantes para o seu desempenho.

 

8 - Chegou a hora do almoço e você precisa continuar trabalhando para ganhar tempo? Levante-se para fazer uma refeição, mesmo que seja para comer algo leve, Lembre-se de que seu organismo precisa repor as energias e que fazer jejum nesse momento poderá causar mal-estar, dores de cabeça e isso só irá prejudicar seu desempenho. Da mesma forma que seu corpo precisa se alimentar, você também precisa ir ao toalete, afinal você é humano. Não tente bancar a máquina ligada no botão automático e ignore suas necessidades mais básicas, pois essas também podem tirar a sua atenção.

 

9 - A mente começou a falhar? Levante-se durante dez minutinhos. Dê uma pausa e vá tomar um cafezinho. Isso poderá ajudar a sua mente a dar uma relaxada e ao retornar ao seu posto de trabalho, as ideias podem voltar a fluir com mais leveza.

 

10 - Concluiu seu trabalho antes do tempo estabelecido? Sobraram 20 minutos? Perfeito para você fazer uma rápida revisão, antes de apresentá-lo ao seu gestor. E lembre-se de que se algum ponto precisar ser refeito, considere como uma oportunidade de aprendizado, pois você superou o desafio de estar frente a frente com uma situação inesperada e nem por isso, deixou "a roda girar sozinha".




De 29/05/2014




Outros artigos


O tempo não tem culpa
[21/10/2014]
Por Cersi Machado


O DNA dos vencedores
[09/10/2014]
Por Kamilla Matos


O bom comportamento como diferencial no trabalho
[19/09/2014]
(José Roberto Marques)


Socorro, não tenho sucesso!
[10/09/2014]
(Por Neusa Miguel)


Como gerenciar emoções no ambiente de trabalho
[03/09/2014]
(Por Tatiane Tedesco)


Fofoca no mundo corporativo: como se livrar delas?
[21/08/2014]
(Por Marisol Camarinha)








Abrangente Consultoria em Recursos Humanos
Todos os Direitos reservados

Site: www.portalabrangente.com.br
E-mail: abrangente@portalabrangente.com.br
Telefone Escritório: (79) 3214-9717

Aracaju - Sergipe - BRASIL
Magikal Design